Mas o problema não é na ação de hoje. Tenho 26 anos e desde sempre, sei que o complexo da Penha e o complexo do Alemão são as bases do comando vermelho. A atitude de invasão da polícia que foi feita no dia de hoje, simplesmente deveria ter sido executada a décadas.
Quando as UPPs, que trazem uma (até agora) tranquilidade para a população carente foram instaladas, estas, se encontravam na área mais nobre da cidade. Não que essas mesmas áreas não necessitassem dos mesmo cuidados, mas é claro que o fator ZONA SUL contribuiu.
Quanto ao fato de algumas pessoas levantarem a hipótese de que nos anos militares do brasil, o Brasil vivia um ambiente mais seguro ou algo do tipo, fica a reflexão referente a pouca informação que circulava nos meios de comunicação da época. Óbvio que hoje os bandidos estão mais fortemente armados, mas em momento algum exime a época citada de culpa no empobrecimento dessas mesmas comunidades, que ficaram desde as primeiras modernizações da cidade do Rio, as margens da sociedade.. Em momento algum, uma medida que seja foi tomada para a inclusão social referente a essas áreas na época. Isso continua.
O terrorismo de hoje, é feito pela nossa própria incompetência história de culpar o estado sem cobra-lo. Apenas nos indignar-mos com o sangue derramado não adianta muito para resolução do problema.
Quanto aos "terroristas" do período militar, reflitam, estudantes que pegaram em armas, ou não, por um ideal de libertação do brasil frente ao militarismo, que nada mais era do que testa de ferro dos americanos amedrontados com uma possível ameaça socialista, não pode ser objeto de comparação.
Enfim, Se algo tem que ser mudado e você ou eu queremos participar, é só num lugar que isso pode ocorrer. NA PORRA DA URNA!!!
Rafael Costa